terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pequena história

Janeiro de 1998 – Formatura em Bauru. Depois disso, fui morar em São Paulo sem nenhuma expectativa de trabalho. Minha mãe e minha irmã caçula também se mudaram de Poços nessa época, e voltamos a morar todas juntas. Acabei indo parar numa pequena editora, a Cartaz Editorial, graças uma a indicação do nosso queridíssimo professor Ângelo Aranha. A Cartaz era do Leonel Prata, um grande jornalista, um tanto quanto enrolado na administração da editora e no pagamento aos funcionários, mas pessoa generosa que me ensinou muita coisa.

Abril de 2000 – Saí da Cartaz e fui trabalhar no SportsJá!, portal latino-americano de esportes no qual trabalhavam várias pessoas oriundas do Lance. Era a bolha da Internet, época muito boa tanto financeira quanto profissionalmente. Cobria esportes de aventura e tinha uma coluna sobre o tema. Era um trabalho dos sonhos. Pena que durou apenas um ano: o site quebrou e lá fomos todos nós para o olho da rua.

Abril 2001 – Passei por uma fase de frilas: dois meses no iG, um mês na extinta revista Horizonte Geográfico e mais três meses numa empreitada falida de montar uma assessoria de imprensa especializada em esportes de aventura com mais dois amigos. Nessa época – depois de uma viagem para Buenos Aires a trabalho – comecei a estudar espanhol e me interessar mais por cinema e cultura latino-americana.


Dezembro de 2001 – Reportagem do portal Terra, cobrindo todas as editorias, menos esporte. Período bem complicado: chefe déspota e salário ridículo.

Agosto de 2002 –Redação da TV1, produtora de conteúdo para internet, cinema e TV. Quase quatro anos cuidando do conteúdo do site da Volkswagen. Chatice de ir todos os dias para a fábrica da marca em São Bernardo. Durante o penúltimo ano em que trabalhava lá comecei a frequentar as aulas no mestrado em Multimeios da Unicamp, como aluna-especial. No ano seguinte entrei como aluna regular. Graças à benevolência do ex-chefe, conseguia ir uma vez por semana a Campinas para as aulas, sem ganhar menos por isso. Mas mesmo assim o trabalho estava cansativo e comecei a procurar outras coisas.


Julho de 2006 – Editora Trip, Revista Natura. Saí da TV1 para fazer um frila que acabou virando contratação. Estou na Trip até hoje editando as publicações do núcleo da Natura: duas revistas para público em geral e uma para as consultoras. Em paralelo continuei o mestrado e dei aulas durante um ano na Fizo – Faculdades Integradas da Zona Oeste – que hoje foram compradas pelo tal Grupo Anhanguera. A experiência foi boa e enriquecedora, mas no ano seguinte tive de parar por não conseguir conciliar o trabalho na Trip e as aulas. Em agosto de 2007 defendi minha dissertação na Unicamp, sobre Road Movies na América Latina. E cada vez mais acho que a academia é uma possibilidade feliz de futuro.

Aprendi a cozinhar (não tão bem quanto a Helena); casei com um uruguaio quase mudo e com pouco a ver comigo; separei-me dele no começo do ano e estou com outro namorado há 7 meses; aprendi a apreciar cervejas e vinhos, fiz várias viagens bacanas, estou passando pela fase maluca de querer ser mãe e não me arrependo de (quase) nada do que fiz desde que saímos daquela utopia chamada UNESP de Bauru.

Um comentário:

  1. Querida Ana, que saudade. Lembro com carinho das nossas conversas no encontro de 2004. Fiquei muito feliz com sua caminhada. Anderson está certo: nosso blog promete. Fiquei curiosíssima com sua pesquisa de mestrado. Vale um postão! rs.. Beijos.

    ResponderExcluir