quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Para começar, uma indignação!

Caros,
já vou começar deixando uma reflexão-indignação: vejam a nota da revista Imprensa no link. Ela indica a eleição dos dez principais cursos de Jornalismo em nível nacional e também já vi a lista em nível região sudeste. A Unesp não aparece entre os dez primeiros. Acho um absurdo! O que vocês pensam disso?

abs
anderson


Portal Imprensa » Últimas Notícias
Publicado em: 02/09/2009 17:06

IMPRENSA publica ranking nacional de cursos de Jornalismo; Casper lidera
Redação Portal IMPRENSA

Com o objetivo de apresentar ao mercado e à área acadêmica um panorama sobre o ensino de jornalismo no país, a IMPRENSA Editorial lança, em outubro, o "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil". O Guia é uma avaliação dos cursos superiores de jornalismo em parâmetros como "Corpo Docente", "Projeto Pedagógico", "Experiência Laboratorial" e "Presença no mercado de trabalho" e mapeia todos os cursos de jornalismo no Brasil, primeira iniciativa de avaliação exclusiva desses cursos, com foco em critérios até hoje não explorados pelos organismos que fazem avaliações institucionais.

O resultado final, a ser publicado em encarte na edição de outubro da Revista IMPRENSA, aponta os 10 melhores cursos nacionais e os rankings regionais, indicando quais faculdades e universidades se destacaram no ensino e na absorção pelo mercado de trabalho. Ao todo, foram avaliadas 220 instituições em todos os estados brasileiros. Em primeiro lugar na pontuação está a Faculdade Casper Líbero (São Paulo, SP), seguida de Universidade de São Paulo (São Paulo, SP), Universidade Católica de Brasília (Brasília, DF), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ), Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), Universidade de Brasília (Brasília, DF) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS).

Saiba os cursos de jornalismo mais bem avaliados



Curso
Estado

01
Faculdade Casper Líbero
SP

02
Universidade de São Paulo
SP

03
Universidade Católica de Brasília
DF

04
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
SP

05
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
SP

06
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
RJ

07
Universidade Presbiteriana Mackenzie
SP

08
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
MG

09
Universidade de Brasília
DF

10
Pontifícia Universidade Católica do RS
RS


*Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil.

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/09/02/imprensa30534.shtml

5 comentários:

  1. Eu trabalhei um ano no Mackenzie. Não tem cabimento priorizá-los em relação à Unesp.

    ResponderExcluir
  2. O curso lá é bom, mas o nosso, agora que a Unesp tem laboratórios ótimos, é muito melhor. E nós éramos alunos muito mais interessados e participantes do que os de lá.

    ResponderExcluir
  3. Não sei como está o curso da Unesp hoje. Se estiver melhor do que era doze, quinze anos atrás (gente, estamos mesmo envelhecendo!), ótimo para os estudantes.
    Eu não boto muita fé nessa história de ranking. Se eu fosse um empregador e me aparecesse um candidato mencionando no currículo que se formou numa das dez melhores faculdades de jornalismo, segundo avaliação da Revista Imprensa, eu não o contrataria.

    ResponderExcluir
  4. Alfredo disse tudo. Esses rakings são uma piada de péssimo gosto. E a Unesp melhorou muito! Acho que nós fomos das últimas turmas a não ter laboratório de TV, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Vixe, tem a Católica de Brasília e não tem a UNESP??? Completamente duvidoso...

    ResponderExcluir